segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Egoísmo vs Altruísmo

Acredito que são do conhecimento de todos as seguintes definições clássicas: altruísmo significa pensar exageradamente no próximo (até mesmo amando mais o próximo do que a si mesmo); e egoísmo diz respeito ao contrário do conceito supramencionado, ou seja, pensar exageradamente em si próprio, amando mais a si do que aos outros.
Penso que o egoísmo existe por si só, tendo autonomia e raiz profunda; possuindo a capacidade de frutificar em qualquer terreno, do mais podre e imundo ao mais belo e perfumado; causando dependência; alimentando o amor próprio em medidas indescritíveis, incalculáveis e horrorosamente destrutivas; aniquilando, exterminando o zelo pelas pessoas ao redor; mudando a mente: configurando o cérebro para que sempre beneficie seu portador; automatizando sentimentos, afastando a possibilidade de fazer o bem a quem quer que seja.
Já o altruísmo, este vejo como possuidor de misericórdia; faz com que as pessoas se ajudem umas as outras; cria a possibilidade de trabalho coletivo, união de forças, junção de esforços; expande os horizontes da mente humana e traz evolução aos tão comuns cérebros de nossa espécie. Há, porém, algo que pretendo destacar, ainda com relação ao altruísmo: sua pequena e inegável porcentagem de egoísmo, que faz com que pessoas que muito se importam com o próximo se sintam realizadas, sempre atendendo aos desejos de seu coração, em busca da paz de espírito.
Mais explicativamente, traduzo minha opinião na seguinte frase: "O egoísmo no altruísmo vem da necessidade de se alcançar uma consciência limpa e tranquila." Aquele que gosta de ajudar os pobres, sente-se mal quando, isto podendo fazer, não o faz. O auxílio aos necessitados deixa de ser um gesto de dignidade e caráter e passa a ser um vício que cria um dever de agir, para que, jamais, a mente se volte contra o corpo, dizendo: "Você não fez o que deveria ser feito."
No fundo, fico perplexo por saber que não se faz nada sem estar, ao menos um pouco, sendo egoísta. Mesmo que não seja possível separar o altruísmo do egoísmo, parece-me mais correto, ainda, praticarmos o altruísmo, que agora deixa de ser característica positiva dos "bonzinhos" e passa a ser um componente humano que, pelo menos, possibilita que seja feito o bem às pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relate seu caso e/ou Faça uma pergunta